Faça Sua Contribuição

BANCO DO BRASIL
Agência: 0213-5
Conta Corrente: 8.617-7
CEDEDICA-VALE DO JEQUITINHONHA

Voluntário

Parceiros

Logo Fundação1

logo jpg

PEDRA AZUL

adaime

Oficina

Siga-nos no Facebook

PROJETO JUVENTUDES EM FOCO
EDUCANDOS DA OFICINA DE RÁDIO RECEBEM CAPACITAÇÃO EM WEB RÁDIO

Nos dias 23 e 24 de maio 20 adolescentes da Oficina de Rádio participaram, na sede da instituição, de uma capacitação sobre web rádio oferecida pelo Projeto Vozes do Vale da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. 

10352600 472919852841078 8045572822405616472 n

 
Bairro Planalto: Sinônimo de esperança e gentileza

Nosso terceiro trabalho de campo já começou. desta  vez  a comunidade visitada é o bairro Planalto. Segundo informações dos moradores, o local antigamente era uma fazenda e as primeiras casas foram construídas no inicio da década de noventa  na administração do prefeito Eduardo Tomich, que foi o  responsável pela doação dos terrenos. Os moradores, em sua maioria, vieram de bairros próximos ou da zona rural  e chegaram em um tempo em que a comunidade  não oferecia a infraestrutura básica como água encanada, luz, rede de esgoto e calçamento. Dona Maria Estela, dona de casa de setenta e sete anos foi uma das primeiras pessoas a chegar à localidade . A senhora  afirma que a mudança para o bairro possibilitou a construção de uma casa maior para abrigar a sua família que e  composta por filhos e netos. Portanto o bairro representa para ela uma oportunidade de melhoria de vida.

Atualmente os moradores já podem contar com serviços de saneamento básico e fornecimento de energia elétrica. Além disto, as principais ruas do bairro já começaram a serem calçadas.  Os moradores afirmam ainda que algumas melhorias precisam ser feitas principalmente na área de educação segurança e lazer.

PA070050 

 

  “Apesar de alguns problemas que ainda existem, morando no bairro eu me sinto no céu”, afirma o senhor Damião Barbosa, vendedor ambulante de 57 anos, morador do bairro a dezoito anos.

 
Vendendo salgados, distribuindo alegria: Conheça seu Damião

Andar pelo bairro Planalto é antes de tudo se encantar por sua gente e conhecer a história de um povo que transformou aquelas terras numa oportunidade de melhoria de vida.  No meio de tantas figuras que constroem o dia-a-dia da comunidade está Damião Barbosa, 57 anos, vendedor ambulante de salgados. “Seu Damião do Salgado”, como é conhecido, foi um dos primeiros moradores da localidade. Construiu sua casa em meados da década de 90, quando ganhou um terreno doado pela Prefeitura e com o decorrer dos anos, viu o bairro crescer e o progresso chegar lentamente.

Pai de seis filhos, seu Damião já foi padeiro, cozinheiro e profissional da construção civil. Quando ficou desempregado, enxergou na venda de salgados a oportunidade de sustentar sua família. Com ajuda de sua esposa D. Maria Aparecida, o vendedor faz diariamente 100 salgados. Todo trabalho é feito no fogão a lenha. Em seguida, é hora de percorrer os bairros Planalto e Conceição, vendendo seu produto e distribuindo alegria até chegar à porta do Instituto Técnico Educacional Polivalente (ITEP), onde encerra sua jornada às 21h00min.

Mesmo com toda dificuldade, Seu Damião não perde a esperança de dias melhores em sua vida e de toda a comunidade.  Sinônimo coragem e alegria, o vendedor prova a cada passo que força e a simpatia são marcas registradas daquele lugar.

 “Para ganhar o pão de cada dia, você sofre. É preciso ter coragem! Mas a gente se apega em Deus e não desanima (...) Morando aqui [no Planalto] estou no céu.” Afirma Damião

 
Educandos da oficina de Rádio realizam visita à Rádio Comunitária

10816026 4836055154746 815682281 n

O Projeto Juventudes em Foco realizou em 04 de novembro uma visita a Rádio Comunitária Cidade FM (104,9) de Pedra Azul. Os educandos da oficina de Rádio tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de uma rádio e como são feitas as programações que animam o dia a dia dos cidadãos pedrazulenses. Os adolescentes, que chegaram à Rádio muito animados e cheios de perguntas, foram recebidos pelos locutores Folha de Ouro e Dj Cabeça, que mostraram os equipamentos radiofônicos, e deram dicas de softwares de edição e veiculação de rádio online.  Os educandos tiveram um bate papo amistoso com os radialistas. Segundo Folha, que trabalha na rádio há três anos, a Rádio Comunitária Cidade FM pertence à ASFIP – Associação dos Bairros Funcionários, Inconfidentes e Plataforma, e tem como principal objetivo atender aos cidadãos da cidade com música, informação e entretenimento. Por sua vez, o locutor DJ Cabeça, que recebeu os educandos no turno vespertino, falou sobre a importância de uma rádio comunitária e das dificuldades para se conseguir uma concessão de veiculação. Ambos relataram que a Rádio Comunitária possui uma boa aceitação e participação (ligações) dos moradores de Pedra Azul. Os adolescentes da oficina relataram que ao escutaram um programa de rádio ficavam imaginando como seria “do outro lado”, e que a visita lhes proporcionou essa oportunidade.

 
Educandos do Projeto iniciam trabalho de campo no Bairro Cruzeiro.

Nesta segunda feira (04), os educandos iniciaram as atividades de campo no Bairro Cruzeiro, onde colocarão em prática o que aprenderam nas oficinas durante o primeiro semestre. Serão feitas diversas atividades como: registro fotográfico, entrevistas com moradores, intervenções, filmagens, dentre outras. Ao final do trabalho, que terá a duração de 45 dias, acontecerá o TV de rua com exibição de vídeos, apresentações, rádio novela e exposição fotográfica para os moradores do bairro.

 
ESCADARIA DOS DIREITOS...

...foi uma intervenção planejada pelos próprios educandos, através da analise que fizeram durante os trabalhos de pesquisa. 

Segundo Tiago Costa, Educador Social do projeto “Juventudes em Foco”“A ação no inicio se deu de forma tímida, mas após as primeiras pegadas, mesmo diante de um calor quase que insuportável, os educandos mostraram animo e ansiedade para verem o resultado. As palavras dos moradores, parabenizando-os pelo trabalho trouxeram uma valorização e incentivo. Em cada morador que passava podia notar-se uma expressão de espanto e um leve ar de satisfação”.

Em entrevista o Educador Social fala ainda que a ação teve como objetivo embelezar o espaço frequentemente utilizado e principalmente enfatizar os direitos que os moradores da comunidade possuem, pois todos os dias que passarem por aquela escada, irão ver esses direitos escritos.

 
Fomentar a participação social e política de adolescentes e jovens em espaços de discussão e garantia de direitos:

Foi nesta perspectiva que as Oficinas de Protagonismo Juvenil e Comunicação e Direitos do Projeto “Juventudes em Foco” realizou a atividade “Um dia de Vereador”, no dia 29 de Agosto.Os educandos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Câmara Municipal e simularam a realização de uma sessão, os mesmos apresentaram e votaram propostas para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro Cruzeiro, onde o projeto está realizando o trabalho de campo.

As propostas votadas irão subsidiar a construção de um documento que será encaminhado para os poderes executivo e legislativo, conselhos e demais órgãos de garantia e promoção de direitos do município e do estado. 

“Nosso município é carente da participação e intervenção da população na construção de iniciativas que melhorem a qualidade de vida dos moradores, principalmente no que diz respeito às políticas Públicas. Incentivar a participação de adolescentes e jovens nesse sentido, é uma das formas de sanar essas deficiências” afirma William Nascimento, Educador Social de Comunicação e Direitos Humanos do Projeto "Juventudes em Foco".

 
Block Post's - (Arte de Rua)...

...foi uma intervenção urbana planejada pelos próprios educandos da Oficina de Mídia Tática, através da analise e edição de fotografias feitas durante o trabalho de campo no bairro cruzeiro. 

Em entrevista o Educador Social Tiago Costa, fala que a ação teve como objetivo valorizar a comunidade e ocupar espaços através de block post’s.

Confiram como foi à ação!

 




Desenvolvido por Eleva Brasil

 

elevadores joomla barra funda itaquera