Faça Sua Contribuição

BANCO DO BRASIL
Agência: 0213-5
Conta Corrente: 8.617-7
CEDEDICA-VALE DO JEQUITINHONHA

Voluntário

Parceiros

Logo Fundação1

logo jpg

PEDRA AZUL

adaime

Oficina

Siga-nos no Facebook

Empreendedorismo Social, Tecnologia e Comunidade.

Empreendedorismo Social, Tecnologia e Comunidade.  Foi em torno do trabalho destes eixos, que o projeto “Cachola Empreendedora” reuniu mais de 100 jovens entre os dias 16 e 22 de maio na cidade de Pedra Azul, através de 02 encontros.  A iniciativa, realizada pela Fundação Telefônica em parceria com o CEDEDICA-VALE e a Oficina de Imagens, visa estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para demandas das comunidades locais.

O primeiro encontro aconteceu no dia 16, na sede do Núcleo do Câncer, com a participação de jovens com idade entre 18 e 29 anos, moradores das cidades de Pedra Azul, Cachoeira do Pajeú e Itaobim. Nesta primeira etapa, foram trabalhados os conceitos básicos de Empreendedorismo e Tecnologia. Além disso, os participantes foram estimulados a pensar e discutir sobre o seu projeto de vida e os direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude.

Nesse encontro destaca-se também o trabalho de mapeamento de demandas locais, por meio da cartografia social.  Através da realização de um trabalho de campo, os jovens construíram mapas socioculturais de uma área situada entre os bairros Novo Progresso e Timbiras, na cidade de Pedra Azul, identificando elementos socioculturais dessas comunidades e principalmente os direitos violados e garantidos. A partir deste diagnóstico, foi construída a proposta de uma ação de intervenção.

IMG 1351

“Encontramos diversos problemas em nossa área de mapeamento, mas o principal foi relacionado ao saneamento básico e ao lixo. Em nossa ação iremos abordar a problemática da dengue através da mobilização de toda a sociedade, com gincana e distribuição de panfletos. ” Relembra Leandro Nascimento, 25 anos, participante do Projeto. Além dessa atividade, os jovens sugeriram a confecção de lixeiras populares com pneus, para serem colocadas em pontos estratégicos.

Entre os dias 18 e 22 de maio, aconteceu o encontro dos jovens com idade entre 14 e 17 anos, no Salão Paroquial, onde foram trabalhos os mesmos eixos do primeiro encontro. Entretanto, o trabalho de cartografia social foi realizado no bairro Conceição, uma comunidade periférica do município. Para Paulo Brayan, 15 anos, um dos jovens participantes do projeto, a formação possibilitou o conhecimento sobre temas novos, favorecendo a construção de diversas ideias.  Sobre o mapeamento, Brayan relembra que, juntamente com os demais, identificou diversos problemas na comunidade, principalmente relacionado à educação, cultura e lazer. Baseados nisso, os participantes sugeriram a realização do movimento “Ação Conceição”, uma mobilização que desenvolverá atividades recreativas, educacionais e culturais no bairro.

A próxima etapa do projeto será realizada no mês de Julho, onde os participantes realizarão as ações elaboradas no primeiro encontro.

 

 

 


Desenvolvido por Eleva Brasil

 

elevadores joomla barra funda itaquera